Porque a abordagem Pikler permite que as crianças se desenvolvam com segurança e autonomia?
A Abordagem Pikler se distingue pelo seu princípio fundamental de promoção de relações positivas. A maneira como o bebê é percebido pelo cuidador estabelece uma base sólida, oferecendo segurança para que o bebê explore o mundo ao seu redor com interesse e curiosidade. Isso envolve a exploração de objetos e a compreensão do funcionamento do seu corpo e do seu desenvolvimento geral, facilitados por um ambiente meticulosamente organizado, repleto de materiais variados e acessíveis. Quando o bebê desenvolve um vínculo seguro com seu cuidador, não apenas aprende, mas também se sente confiante para expressar sua individualidade de maneira plena e segura.
Um bebê bem cuidado e visto com alguem importante onde o adulto se importa realmente e da valor para as coisas que ele faz muda completamente o seu desenvovimento pois desde muito pequeno ele se sente importante e realmente visto. Quando o adulto passa a perceber pequenos detalhes como quando o bebê descobre e passa a brincar com suas próprias mãos, por exemplo ou ainda quando ele percebe através dos objetos, disponibilizados pelo adulto, a diferenca entre eles, qual deles cabe dentro do outro ou até mesmo quando inicia seu jogo simbólico imitando o que os “grandes” fazem, transmite ao cuidador uma compreensão mais profunda da crianca. Quando isso acontece o adulto não fica esperando novos marcos de desenvolvimento ou habilidades do bebê e sim passa a apreciar e se encantar por tudo o que a crianca pequena é capaz de fazer. Isso transmite muita seguranca para ambos além de uma conexão, cooperacão e respeito muito grande entre eles.
E para refletirmos finalizo aqui com uma frase da mestra que tanto nos inspira, Emmi Pikler.
”A confianca que uma crianca pode ter em suas próprias capacidades, em sua própria eficácia, debilitada ou reforcada pelas experiências cotidianas, terá uma repercussão importante sobre a sua maneira de atuar, assim como seu comportamento posterior, sobre os objetivos aos quais se proporá. Em última palavra influirá em toda estrutura de sua personalidade futura.”
Comentários
Postar um comentário