Benefícios da abordagem Pikler na Educação Infantil
Escolas e creches que trabalham com educação de 0 a 3 anos podem se beneficiar muito se inspirando na abordagem de Emmi PIkler. A Pedagogia dos detalhes nos mostra como estimular e acolher os bebês respeitando seu tempo e sua personalidade em ambientes coletivos.
Observar para conhecer
Através da observação, que é um dos pilares desse trabalho, os educadores passam a conhecer melhor os bebês, identificando os marcos de desenvolvimento motor e percebendo em que etapa cognitiva cada um se encontra.
Dessa maneira o educador pode organizar o espaço de brincar criando desafios motores adequados às habilidades e interesses daquele bebê e/ou daquele grupo.
Quem é o protagonista do desenvolvimento, adulto ou bebê?
Tendo o brincar livre e o afeto como âncora de segurança afetiva dos pequenos, a abordagem Pikler colabora para a construção da autonomia do bebê, que é aquilo que todo cuidador de bebês busca. Mas, muitas vezes, nessa ânsia pela autonomia do bebê o adulto acaba antecipando posturas e fazendo por ele aquilo que poderia aprender por si mesmo, a seu modo , em seu tempo.
Assim, o adulto se torna protagonista do desenvolvimento do bebê quando deveria ser ao contrário. O resultado na maioria das vezes é criança dependente, sem iniciativa e adulto cansado por ter que "ajuda-la" a brincar, se entreter, já que ela se tornou dependente do adulto.
Autonomia e iniciativa própria
Quando os bebês desenvolvem autonomia e iniciativa própria, se tornam mais cooperativos e menos dependentes dos adultos. Com autoestima elevada e senso de prudência altamente desenvolvidos, raramente se acidentam ou se colocam em situação de risco. Quando essas características são desenvolvidas, os conflitos e disputas entre as crianças diminuem bastante, principalmente se os espaços são organizados de maneira instigante e segura a partir das observações feitas pelos cuidadores.
Créditos fotos:
Foto 1 - Paula Carpi
Foto 2- Paula Nabinger
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