Conheça a a história do Orfanato e creche onde Emmi Pikler desenvolveu a prática pedagógica, conhecida por Abordagem Pikler.
Após uma década trabalhando como médica de família, Emmi Pikler foi convidada a dirigir, em 1946, o Orfanato fundado na rua Lóczy Lajos. Ela desenvolveu ali uma pratica pedagógica a partir de sua experiencia com as famílias.
Fachada dos fundos e área externa onde as crianças brincam. |
A boa relação entre o cuidador e o bebê e a atividade livre formaram as bases para um desenvolvimento saudável integral da criança, que evitaram danos institucionais como o hospitalismo, que era muito comum nos abrigos espalhados pela Europa. Posteriormente esse fato foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) após estudos.
Em 1964, o orfanato passou a ser Instituto de Cuidados Infantis e Metodologia Educacional do Ministério da Saúde.
Já em 1970, o ministério confiou ao instituto a supervisão profissional de lares infantis na Hungria, e o seu nome foi mudado para Instituto Metodológico Nacional de Lares Infantis. Em 1986, o instituto adotou o nome Emmi Pikler.
A partir de 1998, o instituto foi operado pela International Pikler Emmi Public Foundation. Além das mudanças oficiais de nome, a maioria das pessoas na Hungria e no exterior o conhece como "Lóczy" (nome da rua em que se encontrava).
Desde 1966 é realizado um trabalho científico e de pesquisa sobre o desenvolvimento de crianças criadas segundo os princípios piklerianos, com análise detalhada dos métodos de cuidado e educação.
No ano de 1998 passam a organizar cursos, formação contínua individual e conferências, para profissionais nacionais e estrangeiros.
Em 2006 a Creche abre e em 2011 saem as últimas crianças do orfanato.
Mas isso é assunto para o próximo post!
Paula Nabinger
Área externa onde as crianças brincam. |
Comentários
Postar um comentário