É preciso ensinar o bebê a caminhar?
Acredito que existe uma grande confusão sobre o entendimento das necessidades dos bebês humanos!
Por serem notóriamente dependentes dos seus cuidadores pra sobreviver, acabamos acreditando na falsa ideia que eles dependem dos adultos para tudo.
Nos apegamos ao pensamento de que bebês precisam ser ensinados, treinados, ativados pelos adultos ou não aprenderão nada.
Com isso, acabamos não respeitando a personalidade, o ritmo, os interesses de cada bebê, não os vemos como indivíduos capazes, não os respeitamos como sujeitos, até que possam caminhar e se comunicar.
Por essa visão é que as ideias de Emmi Pikler até hoje parecem tão inovadoras.Já em 1945 ela defendia a concepção de sujeitos capazes e potentes desde o nascimento. Ela comprova esse pensamento primeiro com sua filha Ana , com os pacientes que atendia como médica de família e posterioemente com os bebês do Instituto Pikler.
Através de seus estudos e práticas, ela nos mostra que os bebês que são cuidados de maneira respeitosa e afetiva, tendo sua motricidade livre respeitada, se desenvovem de maneira saudavél, harmoniosa e conquistam todas as posturas e deslocamentos sem precisarem ser ensinados.
O que quer dizer ter a motricidade livre respeitada? Quer dizer não antecipar, ensinar ou treinar o bebê para nenhuma posição que não consiga ir por conta própria. Ou seja, não colocamos o bebê sentado antes que ele consiga chegar a essa posição sozinho e sair dela também.
O que o adulto deve fazer então para "ajudar" o bebê em seu desenvolvimento?
Em primeiro lugar deve respeitar seu tempo e sua personalidade, realizar os cuidados de maneira respeitosa e atenta e proposrcionar um ambiente seguro, instigante e adequado a sua fase de desenvolvimeno.Respondendo antão a pergunta do título desse post, não é preciso ensinar os bebês a caminhar! Eles tem a capacidade de fazer isso por conta própria. Apenas observem suas ações e segurem a ansiedade.
O bebê que tem seu ritmo respeitado, não só vai conquistar todas as etapas do desenvolvimento como vai crescer com sentimento de competência, auto estima elevada e será prudente em seus movimentos.
Comentários
Postar um comentário