Virou de bruços e começou a rastejar, e agora ?
Hoje vamos falar um pouco dessas conquistas motoras dos bebês e como devemos organizar o espaço de brincar nessa nova fase!
Você sabia que a forma como organizamos os espaços e o tipo de material que disponibilizamos para os pequenos exerce um influência indireta em seu brincar, em seu desenvolvimento?
Pois acredite, essa é a melhor forma de potencializarmos as descobertas e explorações dos bebês sem super estimular ou negligenciar suas necessidades. Para fazer as escolhas certas, é preciso observar atentamente o bebê, percebendo a fase de desenvolvimento que está e identificando seus interesses e necessidades.
E agora que ele virou de bruços e iniciou pequenos deslocamentos sobre seu eixo , já consegue ter maior alcance então podemos colocar os brinquedos mais afastados do que antes. Nessa fase já podem ser oferecidas bolinhas de crochê ou vime, pois não rolam muito longe e vão servir de incentivo para que experimente novos movimentos e deslocamentos.
" Sua aproximação na direção de um novo objeto demonstra as habilidades que adquiriu até o momento. Quando descobre que o novo objeto se comporta de maneira diferente daquele que lhe é familiar, sente o impulso de experimentar um enfoque diferente na exploração desse brinquedo e, ao mesmo tempo, isso lhe permite conhecer novas possibilidades que o objeto possa oferecer" Éva Kálló
Quando começar a rastejar não precisamos mais fazer o círculo ao redor do bebê com os objetos e sim disponibiliza-los ao seu alcance, no chão, de maneira atrativa para que por iniciativa própria os busque para brincar. Poderemos então observar que irá se esticar para alcançar os objetos e ajustar sua mão para pegá-los de acordo com suas características,por exemplo, para pegar uma argola vai usar a pinça ( com os dedos polegar e indicador), já para pegar um bolinha irá usar a parte central da mão.
Comentários
Postar um comentário