Virou de bruços e começou a rastejar, e agora ?

Hoje vamos falar um pouco dessas conquistas motoras dos bebês e como devemos organizar o espaço de brincar nessa nova fase!


 Você sabia que a forma como organizamos os espaços e o tipo de material que disponibilizamos para os pequenos exerce um influência indireta em seu brincar, em seu desenvolvimento?

Pois acredite, essa é a melhor forma de potencializarmos as descobertas e explorações dos bebês sem super estimular ou negligenciar suas necessidades. Para fazer as escolhas certas, é preciso observar atentamente o bebê, percebendo a fase de desenvolvimento que está e identificando seus interesses e necessidades.

E agora que ele virou de bruços e iniciou pequenos deslocamentos sobre seu eixo , já consegue ter maior alcance então podemos colocar os brinquedos mais afastados do que antes. Nessa fase já podem ser oferecidas bolinhas de crochê ou vime, pois não rolam muito longe e vão servir de incentivo para que experimente novos movimentos e deslocamentos.



" Sua aproximação na direção de um novo objeto demonstra as habilidades que adquiriu até o  momento. Quando descobre que o novo objeto se comporta de maneira diferente daquele que lhe é familiar, sente o impulso de experimentar um enfoque diferente na exploração desse brinquedo e, ao mesmo tempo, isso lhe permite conhecer novas possibilidades que o objeto possa oferecer" Éva Kálló

Quando começar a rastejar não precisamos mais fazer o círculo ao redor do bebê com os objetos e sim disponibiliza-los ao seu alcance, no chão, de maneira atrativa para que por iniciativa própria os busque para brincar. Poderemos então observar que irá se esticar para alcançar os objetos e ajustar sua mão para pegá-los de acordo com suas características,por exemplo, para pegar uma argola vai usar a pinça ( com os dedos polegar e indicador), já para pegar um bolinha irá usar a parte central da mão. 


A necessidade de brincar é inata do ser humano, desde muito cedo se interessa pelo entorno e o observa para buscar compreende-lo. Conforme se desenvolve passa a ter desejo e prazer ao pegar os objetos a sua volta e o faz de diversas maneiras, toca, sente, aperta, pega e deixa cair, além de muitas outras formas de manipulação. Cabe então aos adultos oferecer uma grande diversidade de materiais, levando em conta que tenham diferentes formas, pesos, texturas, tamanhos, cores.


 


Comentários

Postagens mais visitadas