Como organizar o espaço de brincar dos bebês que não se deslocam?
Depois que já descobriram as próprias mãos e já as movimentaram bastante, aprendendo sobre seu funcionamento, normalmente os bebês passam a ter maior interesse em seu entorno. E é nessa etapa que recomendamos oferecer os primeiros brinquedos/objetos à eles.
Porém existem diversas maneiras de fazer essa oferta, e vamos te falar como fazemos segundo a Abordagem Pikler.
A área de brincar deve proporcionar um espaço seguro, acolhedor e que garanta a motricidade livre dos pequenos. A oferta de brinquedos não deve ser feita no berço, já que este é o lugar de dormir e acalmar e não de agitar e brincar.
O lugar ideal para o brincar livre é o chão, se for de madeira então, perfeito! Caso seja necessário pode ser colocado um tapete para oferecer maior acolhimento e regular a temperatura, caso o piso seja frio.
Quanto mais firme a superfície, mais estabilidade o bebê terá ao realizar suas explorações. Organizamos um círculo com aproximadamente 8 objetos ao redor do bebê. A partir de seus movimento de cabeça e pescoço poderá enxerga-los e com da movimentação de seus pés e pernas, braços e mãos, poderá toca-los e pega-los através de sua própria iniciativa e desejo.
O papel do adulto é reconhecer a fase de desenvolvimento dos bebês, seus interesse e necessidades e assim organizar o ambiente e selecionar os materiais adequados a cada etapa, sem super estimular, induzir ou ensinar.
Assim permitimos que cada bebê seja o protagonista de seu próprio desenvolvimento.
Comentários
Postar um comentário