Instituto Pikler : onde nasce a pedagogia dos detalhes
Pedagogia dos detalhes
A abordagem Pikler é uma abordagem educativa baseada no vínculo afetivo e por isso também conhecida como Pedagogia dos detalhes. Foi desenvolvida em Budapeste pela conceituada médica de família Dra. Emmi Pikler e seus colaboradores .
Em 1945 Pikler foi convidada pelo governo húngaro para dirigir o abrigo de crianças órfãs da Segunda Guerra Mundial e lá desenvolveu seu revolucionário trabalho, que até hoje é visto como inovador.
Ela reinventou o olhar e a forma de cuidar das crianças órfãs da Guerra no leste europeu.
imagem retirada do filme Órfãos da Romênia |
Em uma época que os bebês eram vistos como meros receptáculos, tratados por seus cuidadores como bonecos que não tinham sentimentos, pensamento ou vontade, Emmi Pikler propõe exatamente o contrário.
Concepção de sujeito
Ela sugere um outro olhar para os bebês, considerando-os sujeitos desde o nascimento. O que quer dizer que os bebês são sujeitos de ação, de desejo, com potencial para exploração de seu corpo e do ambiente e também para a relação com o outro e para isso necessitam de um ambiente propício, onde haja uma relação humana afetiva e respeitosa.
Para que o bebê desenvolva suas potencialidades de maneira positiva o adulto cuidador precisa estar verdadeiramente conectado a ele,com interesse e disponibilidade para se comunicar com eles como verdadeiros interlocutores e assim conseguir compreender seus sinais, se comunicando com ele, lhe dando as respostas adequadas às suas demandas, para que se sinta importante e aos poucos possa se autoconhecer, sentindo-se cada vez mais seguro afetivamente o que o levará a um desenvolvimento harmonioso. O bebê precisa de resposta o tempo todo para reafirmar sua existência, se as respostas são dadas no tempo adequado, ele aprende que pode contar com o mundo.
Área externa Instituto Pikler |
Na época de sua fundação era chamado de Instituto Lóczy, fazendo referência ao nome da rua onde fica localizado.Em 2006 já haviam poucas crianças no orfanato, então foi transformado em creche para dar continuidade ao grande trabalho desenvolvido por Emmi Pikler. Atualmente é conhecido como Instituto Pikler e funciona como creche e centro de formação, dirigido pela psicóloga e filha de Emmi Pikler, Anna Tardos.
Para que os bebês tivessem o melhor desenvolvimento possível, Pikler escolheu uma casa que era grande e havia sido construída inicialmente para uma família e com uma ampla área externa. A ideia era que as crianças vivessem em um ambiente o mais parecido com um lar, pois assim seria mais fácil se adaptarem quando fossem adotadas. Ela buscava garantir no orfanato a maior qualidade de vida às crianças, com o intuito que fossem alegres, autônomas e com vontade de conhecer o mundo. O orfanato se tornou referência na Europa e as pesquisas mostram que as crianças que passaram por lá tornaram-se adultos saudáveis sem envolvimento ou passagem pela polícia.
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