Conheça um pouco da história de Emmi Pikler
Emmi Pikler nasceu em 1902 em Viena e passou sua infância em Budapeste ( Hungria). Sua mãe era educadora de jardim de infância e seu pai era um marceneiro, eu achei no mínimo curiosas essas informações e você?
Pikler ficou órfã de mãe aos 12 anos e em 1920 voltou para Áustria onde estudou Medicina na Universidade de Viena e estagiou em um hospital onde o tratamento era bem diferenciado com as crianças. Foi nesse hospital, que ela viveu experiências que foram definitivas para que posteriormente desenvolvesse sua “Pedagogia dos detalhes”, que até os dias de hoje se destaca mundialmente por olhar para os bebês como sujeitos capazes desde o nascimento.
Em 1930, quando se casou com o pedagogo e matemático progressista Gyorgy Pikler, combinou com seu marido que iriam dar liberdade de movimentos aos filhos não antecipando suas posturas. Em 1931 nasceu Anna, sua primeira filha, e a deixaram se desenvolver no seu ritmo, sem ensinar ou antecipar seus movimentos e posturas. E assim , comprovou sua tese de que os bebês não precisam ser ensinados, mas sim respeitados em seu ritmo e personalidade.
Após o nascimento da sua primeira filha, Anna Tardos, Emmi Pikler continuou o trabalho de pediatria, atendendo os bebês em suas residências, onde orientava as famílias a terem CONFIANÇA na capacidade dos seus filhos respeitando o seu ritmo. A confiança da mãe no seu bebê muda a relação mãe-bebê. e tem impacto positivo no desenvolvimento dos bebês que crescem se sentindo confiantes e com boa autoestima.
Uma pediatra diferenciada
Emmi Pikler realizava um trabalho diferenciado nos atendimentos que fazia aos bebês em suas residências. Além de olhar para a saúde dos bebês, dava conselhos práticos como o de realizar os cuidados de forma respeitosa com o bebê, organização do espaço, da rotina, alimentação, sono, trocas de fraldas e a importância da qualidade desses cuidados. Uma organização estável do dia a dia estabiliza a mãe e consequentemente o bebê.
Em 1946, mesmo ano em que nasce seu segundo filho, Jozef, Emmi Pikler foi convidada pelo governo Húngaro a dirigir o Orfanato na rua Lóczy (Budapeste), para acolher as crianças órfãs da Segunda Guerra Mundial. E no Instituto, desenvolve todo seu belíssimo e importantíssimo trabalho voltado aos cuidados com os bebês. Mas, isso é assunto para nosso próximo post!
Mesmo depois de se aposentar em 1979 , ela continuava indo regularmente ao Instituto, até falecer em 1984 aos 82 anos.
Acompanha nossas publicações que no próximo post vamos te contar sobre o Instituto Pikler e o trabalho que é realizado lá até os dias de hoje!
Comentários
Postar um comentário